Quantcast
Channel: Choco la Design » Webdesign
Viewing all articles
Browse latest Browse all 49

A importância da comunicação no papel do UX Designer

$
0
0

Quando a maioria das pessoas falam em UX, elas pensam em fluxos de usuários, wireframes e toda sorte de entregáveis. O que não é errado, mas essa é apenas a ponta do iceberg. Além de habilidades técnicas, as empresas buscam por designers capazes de acrescentar valor diretamente para a equipe e para os produtos desenvolvidos.

Conhecimento

Experience Designers devem conhecer experiência do usuário, design de interação, design de interface, arquitetura de informação, códigos front-end, além de realizar pesquisas e cenários, testes e protótipos. A lista não para.

Mas além dessas habilidades, as empresas começam a procurar por designers que enxerguem o processo de produção como um todo, e que acrescentem valor diretamente para sua equipe e seu produto.

O designer responsável pela UX, carrega consigo uma responsabilidade que muitas vezes nem ele sabe. Ao assumir o design de produtos e serviços, imediatamente ele se torna o ponto de referência em relação a qualquer assunto relacionado à sua área de atuação.

Ter um vasto conhecimento sobre os mais diversos assuntos é uma das qualidades que o designer de experiência precisa desenvolver. Ele precisa estar atento a tudo que acontece dentro da empresa, com seus clientes, com seus produtos, com as tecnologias, com o mercado, com as competências da sua área, com metodologias de trabalho.

Todas essas exigências sobrecarregam tanto o designer que ele acaba esquecendo que, tão importante quanto, é conhecer assuntos fora desse espectro.

Não se sinta tão pressionado. Eu não estou dizendo que você deve sair lendo tudo que ver pela frente, mas é quase isso.

O papel do designer de experiência é de extrema confiança, sendo responsável pelo desenho de seus produtos. Essa responsabilidade é uma tarefa que requer confiança. Confiança que seu chefe, colegas, e stakeholders depositam em você. E essa confiança vem acompanhada de outra palavra: conhecimento.

Porque as pessoas confiam nesses designers? Porque eles sabem o que estão fazendo. Ou pelo menos deveriam. E estar pronto para responder as mais diversas perguntas, relacionadas a UX ou não, faz parte de obter essa confiança. Ninguém quer um líder de produto que fique perdido nas palavras ao tentar explicar alguma coisa.

As pessoas contam com você para ser firme e ter certeza do que está fazendo.

E isso nos leva para o próximo ponto. A comunicação.

Comunicação

Ok. Haverá dias em que você passará horas desenhando fluxos, cenários e outros entregáveis. Mas acredite, na maioria do tempo, você está se comunicando.

Seja através de relatórios escritos, ou, na maior parte do tempo, através de conversas informais, o designer de experiência estará sempre comunicando as necessidades do seu usuário e do seu produto, expondo problemas e oferecendo soluções.

Como é o seu papel visualizar o projeto de forma holística, também faz parte da sua rotina estabelecer a ponte entre as pessoas dentro da equipe e entre diferentes times. Manter o desenvolvimento alinhado com as requisições e dúvidas do time de interface, garantir que o produto atenda as necessidades do cliente e desejos do usuário. Nada disso você vai conseguir sentado na sua mesa isolado com seu fone de ouvido.

Essa é uma tendência que infelizmente não vejo sendo tão refletida nos anúncios de ofertas de emprego pelo Brasil. Talvez pela demanda relativamente nova, algumas empresas e agências não preenchem todas as lacunas na busca por um profissional para UX, e os conhecimentos técnicos na área são sempre mais exigidos.

Dando uma olhada no cenário internacional, mais de 80% das vagas exigem que o designer tenha habilidades de apresentação e comunicação impecáveis.

  • Apresentações envolventes
  • Habilidades de comunicação
  • Ser extremamente animado sobre o seu trabalho
  • Espalhar o entusiasmo
  • Aberto a feedback
  • Saber defender suas escolhas de design

Na minha opinião, essas são algumas das melhores qualidades que um designer de experiência pode querer desenvolver. O designer que se comunica bem terá um papel mais central na equipe e mais frequentemente isso lhe será cobrado.


Confira o artigo original publicado pelo Choco La Design: A importância da comunicação no papel do UX Designer


Viewing all articles
Browse latest Browse all 49

Latest Images





Latest Images